Perguntas Frequentes

Home / Perguntas Frequentes

Um casal jovem deve tentar engravidar naturalmente por doze meses, sem o uso de contraceptivos. Após esse tempo, a recomendação é buscar auxílio médico, pois pode haver um problema de infertilidade. No caso de mulheres com mais de 35 anos, o tempo de espera deve ser de apenas seis meses e, acima de 38 anos, o quanto antes.

Mulheres que se candidatam voluntariamente com até 35 anos de idade, período que os óvulos ainda estão saudáveis e podem permitir uma gravidez mais segura, com menos risco de aborto ou alterações cromossômicas.

A Fertilização In Vitro (FIV) é uma técnica na qual a fertilização do óvulo pelo espermatozoide é feita em laboratório, gerando o embrião que será transferido para o útero da paciente. Para isso, é preciso que esses óvulos sejam coletados. E isso acontece por um procedimento chamado de punção folicular (ou coleta de óvulos), que consiste na retirada desses óvulos diretamente dos ovários, guiados por ultrassom e sob anestesia.

A endometriose é uma doença que acomete a mulher contemporânea e pode ser caracterizada pela presença do tecido endometrial fora da cavidade uterina.

A principal diferença entre elas é que na inseminação artificial os espermatozoides após serem preparados adequadamente são introduzidos diretamente no útero da mulher, para que encontrem o óvulo e o fecundem. Na Fertilização In Vitro (FIV) um único espermatozoide, previamente selecionado, é injetado dentro do óvulo, para que seja fecundado em laboratório. Após a fecundação, o embrião desenvolvido é transferido ao útero.

Sim, através da Fertilização in Vitro (FIV) ou reversão da laqueadura.

Sim. Nos casos de mulheres que pretendem engravidar, como a ovulação pode ser infrequente na SOP, a estimulação ovariana, realizada por um especialista em reprodução humana, é a melhor indicação.