O que acontece com o meu embrião até a hora da transferência?

Home / Fertilização in Vitro / O que acontece com o meu embrião até a hora da transferência?

Vocês já devem ter se perguntado o que acontece com o embrião durante esses 3 ou 5 dias que antecedem a transferência correto? Então vamos lá, vou explicar o que acontece a cada dia.

Na primeira foto (Dia 0), temos a foto do óvulo maduro (Também chamado de M2). Após a punção ele fica com esse formato. É coletado o sêmen do marido, preparado para selecionar os melhores espermatozóides, escolhido um a um e colocado pelo método da ICSI (Inseminação intracitoplasmática do espermatozóide) o espermatozóide dentro do óvulo.

Em torno de 20 horas após o espermatozóide estar dentro do óvulo é possível visualizar pelo microscópio a presença dos dois prónucleos (núcleo de um espermatozóide ou óvulo durante o processo de fecundação, após o espermatozoide entrar no óvulo e antes de se fundirem). Podemos visualizá-los na segunda imagem Dia 1, são essas duas bolinhas no centro do citoplasma. Ainda no Dia 1 se inicia a divisão celular (Terceira figura Dia 1). Nessa imagem podemos visualizar 2 células. No Dia 2 aquelas duas células do dia anterior se dividiram e se tornaram 4 células.E no Dia 3 as quatro células se dividiram e formaram 8 células. Alguns médicos preferem transferir já no dia 3. No quarto dia as células começam a se compactar e formar uma massa, essa massa é chamada de Mórula.
No dia 5 começa a formação do blastocisto, quando ele começa a criar uma cavidade, os melhores embriões, formam melhores blastocistos, classificados de acordo com a sua morfologia. Esse cultivo pode se estender até o Dia 6, caso algum embrião ainda não tenha a sua melhor forma no Dia 5.

A quantidade de células ideal para os embriões são:

Dia 2: 4 Células
Dia 3: 8 Células
Dia 4: Mórula
Dia 5: Blastocisto Completo

Lembrando que essa quantidade de célula é o “ideal”, mas não significa que caso seu embrião tenha uma quantidade diferente dessas que ele não seja um bom embrião. É sempre importante observar todo o desenvolvimento e a fragmentação do embrião, com o estágio final.

Espero que vocês tenham conseguido entender um pouquinho mais do desenvolvimento dos futuros babys… Qualquer dúvida é só entrar em contato clicando aqui.

Beijos!

Por BRUNA RECH