Quer saber como é feita a ICSI?

Home / Destaque / Quer saber como é feita a ICSI?

ICSI

Significa injeção intracitoplasmática de espermatozoides. É uma técnica de reprodução assistida, incluída no tratamento de Fecundação in Vitro (FIV).

Muitas pessoas me perguntam como a ICSI é feita, então peguei um vídeo para ilustrar para vocês. O vídeo da ICSI está em inglês, mas basicamente o que eles vão fazer é pegar o melhor espermatozoide com a agulha e inserir dentro do óvulo.

Tocador de vídeo

00:04
02:15
Créditos. Fertility Solutions

Após todo o processo de indução e aspiração dos óvulos, o excesso de células que ficam em volta dos óvulos são retiradas. O sêmen é colhido ou por ejaculação ou por meio de biópsia do testículo ou epidídimo. A amostra é preparada para ter uma melhor seleção dos espermatozoides. O melhor é selecionado e colocado dentro do óvulo através da técnica da ICSI.

Indicações para ICSI

  • Homens com poucos espermatozoides, problemas de motilidade ou morfologia ruim.
  • Homens com vasectomia.
  • Existência de doença infecciosa como por exemplo HIV. Em casos que o marido tenha o vírus, é possível fazer um processamento seminal, separando os espermatozoides do líquido seminal. (O vírus está presente no líquido seminal)
  • Ejaculação retrógrada (problemas neurológicos, diabetes, etc.).
  • Casos de amostras criopreservadas como em pacientes que se submeteram a tratamentos quimioterápicos.
  • Falhas de IIU
  •  Alterações genéticas na família (Embriões em caso de Diagnóstico Genético Pré-implantacional – PGD/PGS).

 

Com a técnica de ICSI, as chances de gravidez aumentam, é como se o laboratório criasse um “atalho”, facilitando a fecundação. Após a fertilização o óvulo é observado pelo embriologista e analisado o desenvolvimento do embrião. Conforme for o desenvolvimento do embrião é escolhido o melhor e transferido para o útero da futura mamãe.

Super ICSI

E a Super ICSI o que seria?

Super ICSI ou IMSI, é bem parecida com a ICSI tradicional. O que muda é que com a super icsi é possível uma visualização mais precisa do espermatozoide. É utilizada uma lente no microscópio que tem um aumento superior a 6.300 vezes, com a ICSI tradicional esse aumento é de 400 vezes.

Este aumento possibilita uma visualização dos vacúolos (estruturas deletérias ao espermatozoide) existentes principalmente na cabeça do espermatozoide. Esta análise é importante, pois segundo diversas pesquisas, tais vacúolos estão correlacionados a menores taxas de gestação e aumento na incidência de abortos precoces. Tal explicação se dá ao fato dos vacúolos poderem causar lesões na cromatina espermática, o que poderia interferir na integridade do embrião formado.

Indicações para SUPER ICSI

  • Fator masculino grave;
  • Falhas de implantação embrionária;
  • Baixa qualidade embrionária;
  • Porcentagem de fragmentação do DNA espermático anormal.

O problema é que poucos laboratórios utilizam essa técnica de Super ICSI por deixar o tratamento ainda mais caro. E as que possuem o recurso, só utilizam quando tem uma indicação do médico para algum desses fatores que eu citei.

POR BRUNA RECH