O que é Varicocele?

Home / Fator Masculino / O que é Varicocele?

Varicocele é a dilatação das veias presentes dentro do escroto, a bolsa de pele solta abaixo do pênis que detém os testículos. Essa condição também é conhecida como varizes do testículo ou varizes do escroto, pois a dilatação das veias é muito parecida com a que acontece nas pernas, no caso das famosas varizes.

Uma vez que a varicocele pode causar infertilidade, pois o acúmulo de sangue pode diminuir a produção e a qualidade dos espermatozoides, é importante consultar o urologista para iniciar o tratamento adequado e evitar o aparecimento desse tipo de complicações.

No mundo inteiro, ela ocorre em aproximadamente 15% dos homens. Em casais com problemas para engravidar, pode estar presente em até 40% dos homens.

Causas

O cordão espermático é responsável por transportar o sangue para os testículos. As causas da varicocele ainda não são totalmente claras para a ciência, mas muitos especialistas acreditam que a varicocele se forma quando as válvulas de dentro das veias do cordão espermático impedem que o sangue flua adequadamente. Isso faz com que o sangue retroceda, causando inchaço e alargamento das veias. Esse é basicamente o mesmo processo que leva à formação de veias varicosas, ou varizes, muito comuns nas pernas.

O impedimento da passagem do sangue ao redor dos testículos pode levar ao aumento da temperatura testicular. Os testículos estão situados numa bolsa (escroto) fora do corpo, e isto tem seu motivo. Essa temperatura deve ser 1,5 e 2ºC mais baixa que a temperatura do nosso corpo.

Os espermatozoides são produzidos nos testículos, e para manter sua saúde e capacidade de fecundação, nenhuma condição ambiental e fisiológica deveria alterar o ambiente onde o sêmen se desenvolve.

E esse aumento da temperatura nos testículos prejudica o funcionamento correto dos testículos, prejudicando diretamente a produção dos espermatozoides. Além disso, este sangue represado leva a um aumento de algumas substâncias tóxicas, como os radicais livres de oxigênio. Como consequência, pode ocorrer diminuição da produção, da movimentação e do funcionamento dos espermatozoides,  atrapalhando a fertilidade do homem.

A varicocele é mais comum na puberdade, mais exatamente em homens entre os 15 e os 25 anos, sendo a idade o único fator de risco que efetivamente contribui para o desenvolvimento do problema. A aparição súbita de uma varicocele em homens mais velhos pode ser causada por um tumor renal, que também pode bloquear o fluxo sanguíneo. Por isso é importante ter um acompanhamento de um médico especialista.

Sintomas de Varicocele

Homens com varicocele geralmente não manifestam sinais ou sintomas. Raramente há ocorrência de dor, que pode variar de intensidade, desde uma leve dor a uma dor intensa. Que pode ser mais frequente com a prática frequente de exercícios físicos. Se não tratada a varicocele pode aumentar de tamanho e tornar-se mais visível.  Ao longo do tempo, pode provocar uma redução da fertilidade do homem, detectável pelo espermograma.

O espermograma do paciente com varicocele pode ter resultados normais, porém quando há infertilidade, a concentração dos espermatozoides é reduzida, assim como ocorre uma piora na qualidade dos espermatozoides, piora a motilidade e a morfologia. Quando isso ocorre, o mais indicado é o tratamento cirúrgico para a correção da varicocele.

O resultado da cirurgia em relação à fertilidade é variável, cerca de 50% dos homens recuperam a qualidade seminal. Quando mesmo com a cirurgia não houver um resultado de melhora significativo, é indicado o tratamento de fertilização in vitro.

Diagnóstico de Varicocele

O urologista iniciará o processo de diagnóstico com um exame físico da região escrotal, que poderá revelar sinais de varicocele.

Se o exame físico for inconclusivo, o médico poderá pedir ao paciente que realize alguns exames específicos, como um ultrassom escrotal, por exemplo. Este teste, que utiliza ondas sonoras de alta frequência para criar imagens precisas das estruturas dentro do seu corpo, pode ser usado para eliminar possíveis outras causas para os sintomas.

Tratamento de Varicocele

Muitas vezes o tratamento pode ser dispensado. No entanto, se o paciente estiver com dor e apresentar outros sintomas, como atrofia testicular ou infertilidade, ou se estiver pensando em técnicas de reprodução assistida, o paciente pode precisar ser submetido à reparação cirúrgica.

O objetivo da cirurgia é lacrar as veias afetadas para redirecionar o fluxo de sangue para as veias normais. Em casos de infertilidade masculina, o tratamento de varicocele pode melhorar ou até mesmo sanar o problema, pois ajuda a melhorar a qualidade dos espermatozoides e aumenta sua produção também.

Varicocele

O reparo da varicocele oferece riscos?

O reparo oferece poucos riscos para o paciente. Entre eles:

  • Acúmulo de líquido em torno dos testículos (hidrocele)
  • Recorrência da varicocele
  • Danos a uma artéria.

Existem três modalidades de correção:

  • Cirurgia aberta: No qual o médico faz um corte na região da virilha para observar o varicocele e dar um “nó” na veia afetada, permitindo que o sangue circule apenas pelas veias normais;
  • Laparoscopia: é semelhante à cirurgia aberta, mas neste caso o médico faz pequenos cortes no abdômen e insere tubos finos através dos quais faz a reparação do varicocele;
  • Embolização percutânea: É a técnica menos utilizada pelos médicos. No procedimento o médico insere um tubo através de uma veia na virilha até ao local do varicocele, e depois libera um líquido que fecha a veia dilatada do varicocele.

O ideal é consultar um especialista para definir qual a melhor opção de tratamento para minimizar os danos da varicocele.

Tem como prevenir?

Não há como prevenir a ocorrência.

Prognóstico

Se as dores decorrentes da varicocele, se tornarem constantes, o paciente pode utilizar analgésicos para aliviar a dor.

 

POR BRUNA RECH