Estudo aponta efeitos negativos do cigarro eletrônico na fertilidade masculina

Home / Fator Masculino / Estudo aponta efeitos negativos do cigarro eletrônico na fertilidade masculina

Uma pesquisa da Universidade Cumhuriyet, na Turquia, trouxe à tona mais uma preocupação relacionada ao uso do cigarro eletrônico, também conhecido popularmente como ‘pod’ ou ‘vape’: o consumo deles pode diminuir a quantidade de espermatozoides e provocar alterações morfológicas nos testículos, o que pode resultar na infertilidade masculina. Os autores também concluíram que o líquido do cigarro tem o potencial de aumentar o estresse oxidativo do corpo humano.

De acordo com o urologista e especialista em reprodução humana, Dr. Emir de Sá Riechi, a nicotina de um modo geral é nociva. “Ela é muito prejudicial à saúde, inclusive para a fertilidade. Era comum afirmar que o cigarro eletrônico era menos agressivo para a saúde do que o cigarro convencional, mas já foi totalmente comprovado que isso não é verdade. Tanto para a saúde pulmonar, quanto para a circulatória, os cigarros eletrônico e convencional têm efeitos negativos devido às suas substâncias tóxicas”, explica.

O médico esclarece que os pesquisadores fizeram estímulos de cigarro eletrônico em ratos e, como consequência, diminuiu-se notavelmente o número de espermatozoides e de sua motilidade. “Isso acontece por uma alteração que a nicotina provoca na oxidação das células. Então, ocorre uma oxidação das células e, como o espermatozoide é uma célula altamente especializada, ela sofre consequência. Também ocorre uma diminuição do volume do estroma testicular”, assegura.

Efeito da Nicotina – O Dr. Emir chama a atenção para o fato de que independente de ser eletrônico ou convencional, o que influencia é a substância. “O que acontece é que o cigarro eletrônico é algo recente na sociedade, então, ainda devem sair muito mais estudos sobre os seus malefícios. A dica principal para a saúde das pessoas, inclusive para a saúde da fertilidade, é evitar o consumo dos cigarros eletrônico e convencional, da nicotina de forma geral”, recomenda.

Saúde feminina – De acordo com ele, na saúde feminina também pode ocorrer a diminuição da fertilidade pela oxidação das células especializadas do corpo, ou seja, as células germinativas. “Os óvulos podem ter uma diminuição da qualidade e da capacidade de fertilização. Geralmente, essa diminuição da qualidade também acontece pelo efeito tóxico das substâncias”, comenta o médico.

Fonte: Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida